5 motivos para morar no litoral sul do Brasil

5 motivos para morar no litoral sul do Brasil

Muito conhecida pelas atrações turísticas proporcionadas pelas baixas temperaturas no inverno, a região sul do Brasil também é muito procurada por quem aprecia o litoral.

Engana-se quem pensa que as praias da região contemplam apenas atividades para banhistas durante o veraneio. Não é à toa que muitas pessoas escolhem a região para fixar moradia.

Quer saber quais são os benefícios de morar no litoral sul? Confira nossa lista e conheça 5 motivos para morar na praia e descubra por que Florianópolis é a sua melhor opção!

1. Melhores noites de sono

A qualidade do ar que você respira perto do oceano possui efeitos bastante benéficos para a saúde. Muito recomendado para pessoas com insônia e dificuldades de respirar, ele ajuda a equilibrar os níveis de serotonina no organismo, hormônio fundamental no estímulo da sensação de relaxamento e felicidade.

Em outras palavras, quando você está na praia, seus pulmões são capazes de absorver muito mais oxigênio do que em lugares distantes do oceano. Além de noites muito mais tranquilas de sono, o contato com o ar litorâneo contribui para melhorar o humor e aliviar o estresse e a ansiedade.

2. Fácil acesso à prática de atividades físicas

A vida na praia é um estímulo e tanto para a prática de atividades físicas e recreativas. Diferente dos grandes centros urbanos, em que as pessoas passam muito tempo dentro de casa, morar no litoral encoraja rever hábitos e investir em um estilo de vida mais saudável.

Seja por meio de uma simples caminhada matinal, natação, surfe ou esportes como vôlei e futebol, o litoral é um lugar que proporciona inúmeras possibilidades de se manter ativo e em forma. Por isso, morar na praia é uma ótima pedida para quem busca qualidade de vida ao lado da família.

3. Belezas naturais

As praias da região sul são ricas em paisagens naturais de tirar o fôlego. Nesse quesito, Santa Catarina se destaca por ser repleta delas, com muitos dos seus atrativos distribuídos ao longo da costa das 42 praias de Florianópolis.

Com cenários muito diversos, elas contam com cachoeiras, lagoas, rios, dunas e montanhas, além de opções de trilhas e roteiros turísticos variados para quem deseja conhecer melhor suas belezas.

4. Oportunidades de negócio e infraestrutura

Considerada a capital turística do Mercosul, Florianópolis é uma das cidades mais empreendedoras do Brasil. Mas, apesar do seu forte potencial turístico, a tecnologia da informação é o segmento que mais cresce na cidade, sendo responsável por gerar 4 vezes o faturamento obtido com o turismo.

Por isso, empreendedores e estudantes de diversas partes do país têm sido cada vez mais atraídos pelas crescentes oportunidades de negócio e qualificação profissional na área.

O polo tecnológico catarinense e suas empresas se estruturam, principalmente, em torno da Universidade Federal de Santa Catarina, responsável por formar grande parte da mão de obra especializada da região.

5. Qualidade de vida

Florianópolis possui o melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDHM) do Brasil entre as capitais, aparecendo na terceira posição entre as cidades com melhor índice no ranking da ONU.

Com avanços expressivos em diversos indicadores como educação e renda, por exemplo, a cidade é avaliada como o melhor lugar para criar os filhos. Entre os fatores que explicam o desempenho estão a qualidade da saúde, segurança, educação e o alto percentual de crianças matriculadas em escolas (que é de 93,06%), assim como o acesso à alimentação saudável e produtos orgânicos.

Também se destaca a expectativa de vida, que é de 77,3 anos na comparação com a média nacional, que é de 74,3.

Gostou do artigo? Comente aqui o que achou das nossas dicas e compartilhe conosco o que você acha a respeito de morar no litoral sul do Brasil!

No Comments

Post A Comment

× Fale Conosco