Conheça 3 formas de investir dinheiro com segurança

Conheça 3 formas de investir dinheiro com segurança

Foi-se o tempo em que a poupança era a única forma de investir dinheiro com segurança. Hoje em dia, há diversas opções que entregam ganhos acima da caderneta e oferecem baixo nível de risco – muitas vezes, até mesmo menores que a aplicação mais popular do Brasil.

Ficou interessado? Então veja a seguir algumas formas de fazer as suas reservas financeiras renderem com tranquilidade:

1. Tesouro Selic

Os papéis do tesouro são títulos da dívida pública que têm como emissor o Governo Federal. Os investidores que compram os ativos emprestam dinheiro ao estado que, em troca, devolve a aplicação com juros.

O Tesouro Selic (antiga LFT) é a opção de título que oferece o menor risco, porque acompanha as variações da taxa básica de juros, que está hoje em 13% ao ano.

As aplicações são consideradas muito seguras, já que representam menos de 1% da dívida pública brasileira e são emitidas em reais. Logo, se não houver recursos, o governo pode imprimir mais moeda.

Os saques podem ser feitos a qualquer momento, mas, caso ocorram antes de um mês, o poupador perderá dinheiro, já que existe a incidência do IOF para até 30 dias. Depois desse prazo, porém, não há mais imposto.

Os títulos estão sujeitos à tabela regressiva do Imposto de Renda, que varia entre 22,5% (para seis meses) e 15% (para períodos acima de dois anos).

2. Certificado de Depósito Bancário (CDB)

Os Certificados de Depósito Bancário (CDBs) são títulos de dívida privada emitidos pelas instituições financeiras. A lógica é a mesma do tesouro: os investidores “alugam” os recursos aos bancos que, depois de um certo prazo, devolvem o montante inicial com juros.

Os ativos costumam ser pós-fixados e seguem as variações do CDI (Certificado de Depósito Interbancário), que possui ganhos próximos da Selic. Entretanto, os bancos de menor porte costumam oferecer retornos acima de 100% da CDI, o que amplia os retornos.

Os CDBs possuem risco baixo, porque contam com a proteção do Fundo Garantidor de Crédito (FGC) – que, em caso de calote, devolve até R$ 250 mil por CPF cadastrado.

Muitos certificados possuem liquidez diária, mas também possuem incidência da tabela regressiva do IR.

3. Imóveis: boa opção para investir dinheiro com segurança

Adquirir um imóvel é outra forma de investir com segurança. Entre as vantagens dessa escolha estão a possibilidade de receber ganhos muitas vezes vitalícios por meio da renda dos aluguéis, o que é potencializado quando a casa ou apartamento estão localizados numa cidade ou região com alta demanda, como cidades turísticas e bairros nobres.

Além disso, a venda no momento apropriado, quando há alta procura e queda nos lançamentos, dá aos poupadores a possibilidade de rendimentos superiores a diversos investimentos.

E, em último caso, se a economia estiver desaquecida, sempre é possível aproveitar o bem para passar as férias de verão ou emprestar para os filhos e outros membros da família até que eles possam adquirir a casa própria.

Viu só como é possível investir dinheiro com segurança sem precisar deixar sua renda estagnada na poupança? Aproveite as nossas dicas de hoje e veja seus lucros aumentarem sem correr riscos.

Ainda tem dúvidas sobre como investir com segurança? Então deixe o seu comentário. Nós teremos prazer em ajudá-lo!

No Comments

Post A Comment

× Fale Conosco