Saiba o que avaliar quando for comprar um imóvel de veraneio

Saiba o que avaliar quando for comprar um imóvel de veraneio

Um novo imóvel demanda novos custos de manutenção, portanto, além de analisar e comparar os valores, também é preciso colocar na ponta do lápis todos os custos mensais que surgirão, como IPTU, conta de água, conta de luz, manutenção da piscina, jardineiro e caseiro. Esse tipo de manutenção é fundamental para manter o imóvel em boas condições e não desvalorizá-lo, ou seja, é o tipo de gasto que não pode ser evitado.

Se você deseja adquirir um imóvel de veraneio, deve ter a consciência de que precisará assumir novos compromissos financeiros. Pesquise a média de todos os custos na cidade do imóvel e tenha a certeza de que eles não vão prejudicar a saúde financeira da sua família.

2. Avalie a possibilidade de locar o imóvel

Provavelmente, você e sua família passarão apenas alguns períodos do ano na casa de veraneio. Locar o imóvel para turistas durante finais de semana ou feriados pode ser uma maneira inteligente de receber uma renda extra, que poderá ajudar — ou até mesmo suprir — com todas as despesas de manutenção do imóvel.

Nesse caso, antes de tomar a decisão de compra, pesquise a demanda de turistas naquela região e a média dos valores cobrados pela locação de imóveis na alta temporada. Além disso, certifique-se de que o imóvel possui uma boa infraestrutura para receber inquilinos.

3. Avalie a localização do imóvel

A localização do imóvel tem grande importância na decisão de compra, afinal, fatores como segurança e comodidade estão diretamente ligados a ela. Primeiramente, analise a distância entre a cidade onde você mora e a cidade do imóvel de veraneio. É possível visitar o local com frequência? Envolve muitos gastos com passagens ou pedágios? O local tem fácil acesso? Todas essas questões devem ser consideradas.

Além disso, procure visitar o local em diferentes épocas do ano para compreender como é a rotina local fora da alta temporada. Verifique também se existem mercados, farmácias e postos de gasolina nas imediações. Lembre-se: a localização é um dos fatores que mais pode valorizar ou desvalorizar um imóvel.

4. Antes de comprar um imóvel de veraneio, alugue e faça um teste

Um imóvel para descanso e passeio realmente pode aumentar a qualidade de vida da sua família, proporcionando ótimos momentos para todos, mas esse é um grande investimento e a decisão de compra deve ser tomada com bastante segurança e clareza.

Caso o imóvel que você deseja comprar também esteja disponível para locação, considere fazê-la. Assim, você e sua família poderão passar alguns dias no local e analisar todos os prós e contras em adquiri-lo. Converse com todos os membros da família, verifique a sua situação financeira e, se tudo estiver de acordo, feche o negócio.

Agora que você já sabe o que deve considerar antes de comprar um imóvel de veraneio, aproveite para curtir a nossa página no Facebook e ficar por dentro de todas as novidades do mundo imobiliário.

No Comments

Post A Comment

× Fale Conosco