Você sabe como escolher um imóvel? Veja nossas 5 dicas!

Você sabe como escolher um imóvel? Veja nossas 5 dicas!

Procurando uma propriedade para investir, mas não sabe como escolher um imóvel? Então você veio ao post certo.

Para fazer um bom investimento imobiliário é preciso ficar atento a algumas características da casa ou apartamento em sua lista de interesses. Foi pensando nisso que reunimos 5 dicas para você conhecer e saber melhor o que levar em consideração antes de fechar negócio. Confira!

Como escolher um imóvel?

1. Comece pela localização

Lugares diferentes, necessidades diferentes. É por isso que a localização deve ser considerada desde o primeiro momento. Afinal de contas, ela é um meio de definir para quem você quer destinar o imóvel.

Pessoas que buscam conveniências ao redor, por exemplo, vão procurar opções mais próximas da cidade. Já os que desejam mais tranquilidade e não se incomodam com a distância vão desejar algum lugar mais afastado.

Lembre-se de que a localização tem a capacidade de valorizar ou desvalorizar uma propriedade. Por exemplo: se a fama do endereço não for das melhores, a desvalorização é praticamente certa. Por outro lado, bairros tranquilos e com várias conveniências ao redor tendem a ter um preço mais alto.

2. Conheça a estrutura física

Não julgue uma casa pela idade que ela tem. Um imóvel pode ser recém-construído, mas apresentar problemas estruturais, como uma infiltração. Por isso, verifique atentamente se não há trincas, rachaduras ou vazamentos. Vale também conferir o estado das instalações elétricas dos pisos e do telhado.

3. Fiscalize a documentação

A compra de um imóvel envolve alguns documentos importantes para que a negociação seja bem-sucedida (e também para que não haja problemas futuramente).

A principal documentação exigida é a seguinte:

  • Matrícula atualizada: traz todo o histórico da construção. Para solicitá-la, você deve ir ao Registro de Imóveis da cidade onde a propriedade se encontra. Divergências de informação durante a vistoria técnica do banco podem acabar comprometendo o financiamento.
  • Certidão negativa: é a responsável por oficializar que o imóvel não está inserido em algum inventário de herança e que também não há processos judiciais envolvendo a propriedade. Com ela ainda é possível descobrir o estado civil do vendedor, além de informações referentes a dívidas trabalhistas e débitos fiscais.
  • Dívidas: cuidado para não assumir débitos que não são seus. Com o número do contribuinte em mãos, contate a prefeitura para descobrir se o IPTU da propriedade está em dia. Caso esteja negociando um apartamento, consulte a administradora para conferir a situação dos pagamentos do condomínio.

4. Esteja de acordo com a planta e o terreno

Se você pensa em fazer modificações no imóvel antes de colocá-lo em ação, essa dica é fundamental. Para aumentar o tamanho de um cômodo ou construir um espaço novo, por exemplo, é preciso verificar se a planta e o terreno estão aptos a isso. Portanto, conheça as metragens, o espaço livre para uso e se existem desníveis na área.

5. Avalie o preço

Chegou a hora de colocar tudo na ponta do lápis. Quando o assunto é preço, existem dois lados da questão.

Primeiro, é preciso que ele esteja dentro do seu orçamento. Mas, além disso, também vale descobrir se o valor é bem aceito pelo mercado — ou seja, se é justo ou não pagar o preço pedido pelo imóvel. Você pode chegar a essa conclusão de um jeito simples: comparando a propriedade que você deseja com outras opções semelhantes.

Como você pôde ver, existe muita coisa para ser levada em conta na hora de se decidir por um imóvel. Com essas dicas em mente, você já pode lidar mais facilmente com o assunto e, com o tempo, se tornar um grande investidor. Até porque quanto mais você sabe, melhores são suas escolhas!

Agora é com você. Já sabe como escolher um imóvel e quer acrescentar alguma dica? Está começando agora e compartilhar suas experiências? Fique à vontade e utilize os comentários abaixo para continuar a conversa!

No Comments

Post A Comment

× Fale Conosco